Prosseguindo com a sequência de cuidados relacionados à saúde integral do homem, o projeto Novembro Azul promoveu manhã especial nesta quarta-feira, 25/11, para os pacientes que compareceram a Unidade de Saúde Heraldo Lima.
Avaliação oftalmológica
A ação, idealizada pela Atenção Básica, através do diretor do programa saúde do homem, Márcio Luiz, juntamente com o CENOE Hospital de Olhos, proporcionou exame de fundoscopia, também conhecido como fundo do olho, no intuito de traçar mapeamento da retina, procedimento que serve também para avaliar as condições do segmento posterior das artérias e veias, auxiliando no diagnóstico do glaucoma, doença que é considerada a segunda causa mais comum de cegueira no mundo.
Continuidade no tratamento
De acordo com o levantamento computado pela equipe multidisciplinar, cerca de 30 pacientes, entre homens e mulheres, compareceram à Unidade de Saúde Heraldo Lima, a fim de serem submetidos ao exame fundo do olho. Os que apresentaram alteração durante a análise ocular foram direcionados ao Hospital de Olhos, com a finalidade da Secretaria de Saúde assegurar a continuidade no acompanhamento e assistência.
“Ficamos muito felizes pela possibilidade de oferecer, através do credenciamento com a Prefeitura de Porto Seguro, essa relevante parceria com CENOE, na pessoa do diretor e oftalmologista, Dr Antônio Nogueira, serviços de saúde de excelência, ampliando o tratamento ocular dos usuários do SUS, principalmente em se tratando de uma doença tão grave, como o glaucoma”, declara o diretor do programa saúde do homem e doenças crônicas, Márcio Luiz.