A Prefeitura de Porto Seguro, em ação integrada a Secretaria de Saúde, emite oficialmente nesta sexta-feira, 31/07 às 19h Boletim Epidemiológico atualizado sobre os casos confirmados, descartados, aguardando resultado de exame, síndrome gripal e internados, com o objetivo de manter informada a população sobre os casos de coronavírus.
Oficialmente a partir desta quarta-feira, 29 de julho, a Secretaria de Sáude de Porto Seguro, por meio da Vigilância em Saúde, divulga a ampliação da taxa de ocupação dos leitos UTI COVID-19 e leitos clínicos na região, em virtude do Governo do Estado investir recursos na contratação de 20 novos leitos direcionados a Unidade de Terapia Intensiva, além dos leitos clínicos. Com isso, o Hospital das Clínicas do município de Eunápolis favorece o apoio conjunto da rede da micro região de Porto Seguro, compreendendo os 8 municípios.
A Secretaria de Saúde informa que os exames são realizados por meio da coleta RT-PCR direcionados aos testes da Covid-19, com tempo médio de 3 dias para ser emitido resultado, bem como por meio dos testes rápidos no Sistema Único de Saúde e rede privada, com resultado em 10 minutos, todos sendo notificados e contabilizados diariamente pela Vigilância Epidemiológica.
Vale enfatizar que à medida que as pessoas confirmadas cumprem o período de isolamento social, de 14 dias, sem sintomas, são liberadas da quarentena.
É relevante salientar que todo empenho e compromisso por meio das estratégias implementadas pela Secretaria de Saúde na contínua prevenção, monitoramento e combate à pandemia do coronavírus têm obtido expressiva redução nos casos suspeitos.
No intuito de evitar outras fraudes, os boletins epidemiológicos veiculados pela Secretaria de Saúde possuem marca d’água. Reforçamos a todos os cidadãos que não repliquem informações não oficiais, a fim de não promover a disseminação de FAKE NEWS. Os órgãos de combate às fake news, a exemplo das Polícias Civil, Militar e Ministério Público Estadual da Bahia, já estão mobilizados em rastrear, identificar e penalizar os divulgadores de notícias falsas. Denuncie as FAKE NEWS ao nucciber.mpba.mp.br.
Ao mesmo tempo reforçarmos a necessária participação da sociedade em continuar cooperando com as recomendações do Ministério da Saúde ao intensificar a higiene pessoal e permanência em casa.
*Ascom-Prefeitura de Porto Seguro*