A Superintendência de Promoção da Igualdade Racial (Supir) trabalha com a transversalidade e durante o período de isolamento previsto nos decretos municipais para combater a pandemia do Coranavírus, suas ações em grupos foram canceladas, no entanto, a equipe está fazendo atendimento via whatsapp, ligação telefônica e e-mails.
A superintendente, Carmelita de Jesus Santos (Cabocla), conta que o setor tem recebido demandas também por meio da rede de enfrentamento ao racismo, conselhos voltados à rede sobre violência contra a mulher, grupos gestores parceiros e conselhos de direitos. Uma importante ação nestes dias tem sito as orientações sobre o auxílio emergencial, instruindo sobre quem tem direito, os documentos e cadastros necessários.
Somente nos últimos 15 dias, 63 pessoas foram encaminhadas ao acompanhamento de vários órgãos, como Secretaria de Assistência social, Cras, Secretaria Municipal de Saúde, DEAM, CAPS, Gestão do Bolsa Família, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Hospital Luiz Eduardo Magalhães, Secretaria de Educação.
Lembrando que a Supir trabalha com inclusão social e o combate às violações de direitos humanos. “Neste momento de dificuldades que estamos passando, não poderíamos deixar nossos usuárias desassistidos. Todos que nos procuram são demandados ou orientados, entramos em contato com o setor responsável pelas as demandas solicitadas através de whatsapp, e-mails ou telefone e encaminhamos, bem como, tentamos resolver as situações para aqueles usuários que não têm condições de deslocamento ou acesso ao setor por conta da pandemia”, explica a superintendente, Cabocla.