A Defesa Civil está em constante atuação no município de Porto Seguro visando a segurança da comunidade. As ações contemplam o monitoramento de áreas de risco de deslizamentos de terras neste período chuvoso, orientação aos moradores dessas localidades, bem como, rondas e levantamento de outras situações que podem provocar danos ambientais na cidade e colocar os moradores em situação perigosa.
O superintendente, Paulo Souto, cita que várias ocorrências em decorrência do volume de chuvas que caiu sobre a cidade marcou a última semana. Na sexta-feira, 17, uma casa desabou no Bairro Tabapiri, sem vítimas fatais e apenas danos materiais, no entanto, a Defesa Civil acompanhou toda a situação e a família dos moradores, encaminhando-a ao atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social e o setor de engenharia da Secretaria de Obras foi acionado para vistoria, interditando o local.
Mais de 20 incidentes foram registradas no sábado, 18, como queda de árvores em vários pontos da Orla Norte, Arraial d’Ajuda, Ladeira do Sapoti, Ladeira do Outeiro da Glória, Centro e nos bairros, prejudicando a rede elétrica, atrapalhando o trânsito e danificando alguns veículos.
Queda de poste aconteceu na Praça do Relógio e próximo ao Centro de Cultura, na rua 15 de Novembro, houve a necessidade da Defesa Civil solicitar à Coelba a retirada de um poste que estourou e se encontrava escorado apenas nos fio de alta tensão.
Em todos esses casos, a Defesa Civil segue procedimento de segurança para avaliações, interdição do local e aciona os órgãos competentes para cada ação voltada à engenharia, podas, retirada de entulhos e equipe para dar assistência aos moradores prejudicados ou em moradia em risco na área.
Paulo Souto alerta a comunidade para não jogar lixo nas encostas porque isso favorece o deslizamento de terras e no “período chuvoso que todos redobrem a atenção, principalmente aqueles que moram em áreas de risco”, frisa.