Canavieiras – ICMBio apreende carga com grande quantidade de caranguejo – uçá

Sem categoria
Na noite desta quarta-feira (15) o escritório do ICMBio em Canavieiras , sul da Bahia, apreendeu um caminhão com placa IAF 7458 – Canavieiras – BA modelo VW B-150 Delivery com uma carga de aproximadamente 17 mil caranguejos-uçá.

  

De acordo com informações, do analista ambiental do ICMBio, Ronaldo Oliveira a operação de fiscalização está acontecendo nesse período devido ao fato de que a espécie do Caranguejo está no período do defeso ( também chamado de “andada” e é caracterizada pelo período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos. )

Período do defeso:

1° período: 11 a 16 de janeiro

2° período: 10 a 15 de fevereiro

3° período: 10 a 15 de março

” Nesse período é proibido de captura até porquê eles ficam muito frágeis, de fácil pega, a pessoa pega muito caranguejo no período que ele tá em reprodução. Para manutenção da espécie e das pessoas que vivem dessa pescaria é fundamental que nesse período seja permitido que a espécie faça a reprodução” disse, o analista ambiental Ronaldo Oliveira.

Ainda de acordo com informações do órgão ambiental, os técnicos do ICMBio chegaram até o caminhão onde estava o carregamento através de uma investigação e nesta quinta-feira (16) os caranguejos serão soltos no manguezal do município.

“Infelizmente boa parte já deve ter morrido, mas vamos tentar soltar o mais rápido possível para poder salvar o maior número…” informou Ronaldo Oliveira, analista ambiental, que aproveitou a nossa reportagem para pedir o apoio da comunidade para impedir a captura da espécie nesse período.

O motorista, ainda não identificado por nossa reportagem, será encaminhado para procedimentos administrativos, como multa e apreensão do material e irá responder também na Justiça Federal. O ministério público é o órgão responsável pelos encaminhamentos judiciais.

Ainda durante a operação, foi apreendido um outro caminhão com carga contendo peixe da espécie robalo, a carga foi apreendida porquê não possui nenhuma documentação exigida pelo órgão ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *