Nota de Esclarecimento da Prefeitura Municipal de Itagimirim sobre o combate a mosquitos no município
Em países tropicais, como é o caso do Brasil, as altas temperaturas combinadas à alta umidade favorecem a proliferação de diversos tipos de insetos, como por exemplo, os mosquitos. Entre esses mosquitos estão aqueles conhecidos como pernilongos ou muriçocas, famosos por atormentarem as noites dos moradores de Itagimirim.
Em razão do incômodo provocado por esses mosquitos, têm surgido entre a população questionamentos, endereçados à Prefeitura Municipal, sobre a possibilidade da aplicação do inseticida conhecido como fumacê para combater os insetos.
Sobre essa questão, a Secretaria de Saúde de Itagimirim gostaria de esclarecer que, a Dires (Diretoria Regional de Saúde) informou que o inseticida usado para combater os mosquitos se encontra indisponível em todo o território nacional. Mesmo se não estivesse em falta, o produto não é indicado para o combate de pernilongos, mas para os mosquitos que transmitem as arboviroses, como dengue, zika, chikungunya, febre amarela, ou em casos de surto de malária.
Através de ações do Poder Público Municipal e também da conscientização da população, Itagimirim está com baixo índice de infestação do Aedes aegypti, principal transmissor de arboviroses, por isso, o uso do fumacê não poderia ser empregado. Além disso, como já informado, o produto se encontra em falta em todo o território nacional.
Mesmo com todos esses empecilhos, a Prefeitura ainda continua tentando viabilizar outras alternativas no mercado para amenizar o problema dos mosquitos em Itagimirim. Os esforços estão sendo feitos, mas, dadas as dificuldades do processo, não existem garantias de que haverá sucesso.