Com o slogan ‘Cidadãos Pensantes por um Mundo Melhor”, desde ontem, 9/12, seguindo até o próximo dia 13, é realizada a segunda edição do Festival Internacional de Cinema de Trancoso. Com uma programação extensa, que conta com a exibição de mais de 75 produções nacionais e internacionais, além de cursos, oficinas, espaços para diálogo e projeções na Igreja São João Batista, o evento terá como palco o Quadrado, a Casa de Festas Tradicionais do Povo de Trancoso e a Casa de Perainda.
O objetivo do Festival é fomentar a cultura, promover a integração entre comunidade, atores, diretores e profissionais especializados, divulgar Trancoso como cenário paradisíaco e possível locação para futuras produções cinematográficas.
Segundo o Secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Porto Seguro, mais do que um evento, o Festival Internacional de Cinema de Trancoso traz a democratização e a valorização das produções nacionais. “Além disso, o acesso a produções internacionais, tanto para os cinéfilos, quanto à população de nossa região é evidenciada pelo Festival e nos coloca a par de tantos outros grandes centros, que recebem e imprimem na população conhecimento e informação”, ressaltou.
Já a prefeita da cidade, Cláudia Oliveira, ressalta que o município tem vocação para a cultura. “Somos berço da nossa nação. Então, além das nossas belezas naturais, temos cenários com apelos históricos para a realização de ações dessa natureza. Fico feliz que eventos como esse possam levar a cultura do cinema às comunidades, além de projetar nossa cidade para o Brasil e o mundo”, destacou a gestora.
O Festival tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, por meio do Fundo de Turismo de Porto Seguro – Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo (Fundetur/ CMDT) e pela operadora de turismo CVC, através da Lei Rouanet de incentivo à cultura. Também são apoiadores e colaboradores do Festival, as pousadas Casa de Perainda e Villas de Trancoso, Azul Linhas Aéreas e empresários locais.