Com o objetivo de valorizar a mulher negra combatendo a discriminação racial que cerca o padrão de beleza ocidental, de que só é bonita quem é magra, têm cabelos lisos, loiros, pele clara e olhos azuis, o desfile da Beleza Negra em Itagimirim mostrou algo totalmente diferente: moças extremamente bonitas, elegantes, graciosas e com uma personalidade ímpar.
Um público animadíssimo lotou as arquibancadas da quadra do Colégio Othoniel para assistir na noite desta sexta-feira 07/12, um verdadeiro show de beleza, charme, elegância e muita simpatia durante o primeiro desfile da Beleza Negra de Itagimirim.
As jovens desfilaram com diversos trajes, empolgando a torcida e deixando os jurados com uma árdua tarefa; decidir dentre tantas meninas, qual garota seria a primeira colocada no concurso.
Segundo o Diretor de Cultura do município, Wilker Araújo,
“houve um grande envolvimento da comunidade que encorajou as meninas que desfilaram. Muitos pais e mães foram apoiar e torcer pelos filhos. Isso foi fundamental para auto-estima e fortalecimento familiar, quero ressaltar que devido o grande sucesso do concurso, já estamos pensando na próxima edição, aproveito desse momento para agradecer o apoio incondicional da Prefeitura de Itagimirim através da prefeita Devanir Brillantino por também apoiar esse e todos os eventos da Cultura, sabemos o quanto a nossa cidade tem melhorado no quesito segurança, e, posso falar sem sobra de dúvidas que os trabalhos educativos e culturais colaboram para a diminuição da violência entre os jovens”
Com as notas apuradas, a decisão do Beleza Negra edição 2018 ficou definido assim:
1 º lugar: Clarine Silva
2 º lugar: Larissa Alves
3 º lugar: Mikelly Meireles