Estudos das últimas décadas sugeriam que o dia a dia de vencedores da loteria não mudaria muito porque o entusiasmo acabaria desaparecendo. Contudo, um novo trabalho mostra que ganhar na loteria pode mesmo levar a uma maior satisfação na vida.
Para o estudo “Long-run Effects of Lottery Wealth on Psychological Well-being”, disponívelno National Bureau of Economic Research, foram questionados 3.362 jogadores de loteria, vencedores e perdedores, sobre seu bem-estar 5 e 22 anos depois do sorteio.
A pesquisa mostrou que ganhar na loteria tem um efeito positivo em todas as partes analisadas: felicidade, saúde mental, satisfação financeira e satisfação na vida em geral.
O mais interessante para os pesquisadores, de acordo com o Business Insider, está relacionado ao fato de esses efeitos não se dissiparem ao longo do tempo, com exceção da satisfação financeira.
“Vencedores de grandes prêmios experienciam aumentos na satisfação da vida em geral, que persistem por mais de uma década e não mostram sinais de dissipação com o tempo”, explicam pesquisadores, citados pela CNBC.
Esse último resultado vai contra estudos feitos anteriormente que concluíam: ganhar na loteria não tinha efeitos positivos significativos na satisfação na vida dos vencedores do sorteio.
Um exemplo pode ser a pesquisa, disponível no repositório da Universidade de Purdue desde fevereiro deste ano, que demonstra que ficar rico não é necessariamente melhor para o aumento da satisfação a longo termo e para o bem-estar emocional.
Contudo, Robert Ostling, líder da pesquisa publicada em maio desde ano, explicou que a satisfação na vida se refere ao que as pessoas sentem em relação à qualidade de vida e a felicidade mede as emoções do dia a dia dos participantes. “Nossos resultados sugerem que é mais fácil melhorar a satisfação do que a felicidade”, acrescentou.
As conclusões do trabalho mostraram ainda que os vencedores não gastam o dinheiro todo de uma vez. Pelo contrário, a tendência é investir uma parte do prêmio e muitos até continuam a trabalhar, ainda que reduzam suas horas.
Há quem continue a dizer que o dinheiro traz mesmo a felicidade. Mas na realidade, traz “apenas” satisfação.