A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo encerra próxima sexta-feira, 31/08. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem ser imunizadas. Em Porto Seguro, conforme dados preliminares emitidos pela Vigilância em Saúde, até segunda-feira, 27, foram aplicadas, ao todo, 17.580 doses, correspondendo a 86,91% do público-alvo. A meta municipal é vacinar pelo menos 95% das crianças na faixa etária estabelecida, em torno de 10.114.
“Não é uma responsabilidade exclusiva da secretaria de saúde, diz respeito a toda sociedade, que obviamente inclui a família. É a cobertura vacinal elevada que faz a doença desaparecer. E é por isso que devemos continuar levando as crianças as unidades de saúde, para receberem as doses e manter essas doenças longe do Brasil, pois casos de sarampo estão sendo registrados no país”, ressalta a coordenadora de imunização, Greciana Maria da Silva.
Casos de sarampo no Brasil
Atualmente, o país enfrenta surgimento de sarampo, em Roraima e no Amazonas. Até o último dia 21, foram confirmados 1.087 casos no Amazonas, enquanto 6.693 permanecem em investigação. Já Roraima confirmou 300 casos da doença e 67 continuam em investigação. Há ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (16), Rondônia (1), Pernambuco (2) e Pará (2).