Itapebi participará da campana do Ministério da Saúde, juntamente com as secretarias Estaduais e Municipais de Saúde realizará no período de 06 a 31 de Agosto, a campanha Nacional contra a Poliomielite e contra o Sarampo. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito.
A doença acomete em geral os membros inferiores, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia no segmento atingido. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminada com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.
Outra doença infecciosa exantemática aguda que tem sua importância é o sarampo extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. Particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano, também é transmitido de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de 4 a 6 dias antes do aparecimento do exantema, até quatro dias após.
Diante desse contexto o nosso objetivo é manter a elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o Estado/Município de eliminação dessas doenças no país. A população alvo desta ação é composta de crianças de 1 ano até quatro anos 11 meses e 29 dias, a meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo.
Nesta campanha os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devem comparecer aos postos de saúde com suas crianças, levando a caderneta de vacina para avaliação e registro. Apesar aplicação rotineira das vacinas dentro das unidades de saúde, iremos realizar no dia 18 de agosto o dia de mobilização nacional contra essas doenças.
Procure a unidade mais próxima da sua casa, a vacina é a melhor maneira de se proteger contra estas doenças! Vacine-se!