Para pesquisador do projeto Baleia Jubarte, restos pertencem ao animal encontrado morto na quinta-feira (28), em uma praia do município.
Pedaços de uma baleia jubarte foram encontrados na praia do Farol, no município de Alcobaça, sul da Bahia, na tarde de domingo (1º). Até a manhã desta terça-feira (3), não havia registro de novos encalhes de baleias na cidade.
Conforme Milton Marcondes, coordenador de pesquisa do projeto Baleia Jubarte, os pedaços, provavelmente, são restos da baleia que foi encontrada morta e encalhada na quinta-feira (29). O material foi removido da praia ainda no domingo.
A jubarte, com mais de 12 metros de comprimento, foi encontrada na praia do Corais. Ela foi localizada, já em estado de decomposição, por moradores, que acionaram o projeto Baleia Jubarte.
Os profissionais fizeram a coleta de amostras para identificar a causa da morte. Em seguida, os trabalhadores de limpeza da prefeitura fizeram a retirada da carcaça baleia.
Encalhes
Essa foi a segunda baleia encontrada morta este ano no sul da Bahia. Moradores da cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, encontraram no dia 11 de junho uma baleia jubarte morta na praia do Farol. De acordo com o projeto Baleia Jubarte, o animal foi achado com marcas de mordidas de tubarão.
Em Salvador, quatro baleias já foram encontradas encalhas neste ano. A temporada das baleias começa em julho, mas desde maio alguns animais já começaram a chegar no estado para reproduzir.
Os animais, segundo o projeto Baleia Jubarte, são atraídos para a região por conta das águas quentes, apesar da época do ano.
Fonte: G1