Arraial d’Ajuda é um dos destinos mais charmosos de Porto Seguro, onde ser reúne patrimônio histórico, natureza exuberante, belas praias e a Rua do Mucugê, denominada como a mais charmosa do Brasil. Justamente nesse cenário, encontramos variadas opções de restaurantes que fazem do Arraial um dos melhores roteiros gastronômicos do País.
Em todo o distrito, principalmente na Rua do Mucugê, existem restaurantes de especialidades como comida regional, pizzarias, comida japonesa, portuguesa, italiana, sempre com lindos ambientes e chefs talentosos.
Chef Don Fabrizio celebra 21 anos de seu restaurante no Arraial d’Ajuda com jantar especial
A noite de sábado, 18, será ainda mais especial em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro. O chef italiano Don Fabrizio celebra 21 anos do restaurante que leva seu nome em uma noite que promete ser memorável com a presença de amigos e convidados. Como todos os anos, Fabrizio traz a presença de um chef renomado da gastronomia brasileira e, dessa vez, o convidado será Ian Baiocchi. Com larga experiência, Baiocchi trará seu conhecimento adquirido em restaurantes renomados no Brasil e no exterior para o Arraial d’Ajuda.
Como já é de praxe, este chef italiano que desembarcou na Terra Mãe do Brasil em 1996, convida seus amigos que o acompanham nesses 21 anos de jornada em Arraial d’Ajuda. “O aniversário do restaurante já se tornou quase que um evento institucional de Arraial d’Ajuda. Todos os anos eu faço esse evento e convido sempre um chef amigo meu de fora para trazer diferentes conhecimentos para a gastronomia local”, afirma Don Fabrizio.
Um chef mais baiano do que italiano
Ele conta que nesses últimos tempos acompanhou o crescimento e desenvolvimento do Arraial d’Ajuda no turismo e na gastronomia. “Eu acho que eu cresci junto com o local. O Don Fabrizio de hoje não é o mesmo de quando chegou, assim como o Arraial d’Ajuda também passou por suas transformações desde quando cheguei por aqui. Foi um processo conjunto. No Brasil, quando falamos de turismo, não podemos deixar de falar de Porto Seguro. Quando eu cheguei aqui em 1996, logo entendi que esse lugar tinha um potencial enorme e que valia a pena explorar”, conta.
Fabrizio se classifica como inovador e grande contribuinte para o desenvolvimento turístico de Porto Seguro. “Eu me defino como uma pessoa muito atenta às novidades e ao desenvolvimento da indústria do turismo. Digo isso porque quando a gente fala de gastronomia, falamos de turismo”.
Quando desembarcou no Arraial d’Ajuda, ele sentiu na pele as dificuldades de tocar um restaurante em uma vila pouco desenvolvida. “Você não imagina as dificuldades que existiam naquela época. Era difícil encontrar uma berinjela, uma alface, a logística era impressionante. Os fornecedores por aqui eram pequenos e a gente comprava quase tudo de fora”, diz.
Entretanto, o italiano comemora a longa caminhada que percorreu nos últimos 21 anos ao lado de outros empresários e que ajudaram a tornar o Arraial d’Ajuda conhecido mundialmente. “Eu, como alguns outros empresários, que ficaram e estão aqui com hotéis e restaurantes que estão por aqui há mais de 20 anos, somos os verdadeiros heróis dessa história. O lugar merece”, conta emocionado.