Uma quadrilha oriunda do Sul da Bahia, especializada em explodir caixas eletrônicos, praticar roubos e várias chacinas, foi desarticulada pela Polícia Militar de Minas Gerais após quatro dias de intensas operações no Vale do Jequitinhonha. Com a quadrilha, a PM apreendeu fuzis, pistolas, submetralhadora, espingarda, explosivos e munições. Durante uma operação, os suspeitos reagiram a abordagem e atiraram contra os policiais militares. Até o momento, um suspeito foi preso e outros 4 foram encaminhados urgentemente em estado grave para o hospital, mas vieram a óbito ainda na tarde desta terça-feira, 7 de novembro, em Almenara/MG.
Após praticarem homicídio tentado contra policiais militares em Rubim/MG, na madrugada de sábado, 4 de novembro, quando foram interceptados e impedidos de explodirem um banco, os suspeitos abandonaram um veículo e fugiram a pé em meio a uma mata muito densa. Desde então, a Polícia Militar desencadeia uma grande Operação de Combate ao Crime Organizado e Operação de Cerco e Bloqueio nas 16 cidades que compõem a área do 44º BPM. Neste quatro dias de operações, a PMMG localizou os suspeitos na região da Comunidade do Baixão, entre os municípios de e Almenara/MG. Os suspeitos reagiram a abordagem e atiraram contra os policiais militares que se defenderam e durante o confronto, 4 suspeitos ficaram gravemente feridos e foram socorridos ao Hospital Deraldo Guimarães em Almenara/MG, mas vieram a óbito.
Um dos suspeitos, 23 anos de idade, durante a fuga, se apoderou de um equipamento de pulverizar veneno e, fingindo estar trabalhando, pediu carona em uma Kombi Escolar que passava na estrada, mas o veículo foi abordado e o suspeito preso. Ele confessou o crime sendo preso e conduzido à Delegacia de Polícia.
A PM apreendeu dois fuzis calibre 7,62 modelo AK47, uma submetralhadora calibre 9mm, uma espingarda calibre 12, três pistolas calibre 9mm, duas pistolas calibre .40, muito material explosivo, 13 placas de colete balístico (à prova de bala), muitas munições de diversos calibres e vários outros equipamentos usados pela quadrilha. As operações continuam à procura de outros suspeitos naquela região dos fatos..
O helicóptero Pégasus da Polícia Militar foi usado nas operações. Uma equipe do COMAF (Comando de Operações em Mananciais e Áreas de Florestas), pertencente ao BOPE, foi empregada nas ações. Policiais Militares da Bahia e Policiais Civis daquele Estado, auxiliaram nas informações sobre a essa quadrilha que atuava principalmente na região de Porto Seguro/BA. Policiais Militares do 44º BPM (Almenara/MG), 19º BPM (Teófilo Otoni/MG), 26ª Cia Ind (Itaobim/MG), Meio Ambiente e Trânsito foram empregados na operação. A Polícia Civil de Minas Gerais apoiou a operação.